segunda-feira, 10 de julho de 2017

Pontos Cantados, Saudações e Danças na Umbanda


É de extrema importância que o médium de Umbanda tenha conhecimento das saudações das linhas e principalmente os pontos a serem cantados para cada uma.
Pontos são as cantigas ou músicas que acompanhadas dos toques de atabaque, energizam o terreiro e atraem os espíritos (entidades) aos seus médiuns, com intuito de criar radiação de incorporação e aumentar a força dos que já estão incorporados.
Diferente das casas que fazem os cultos de nação e do Candomblé, os pontos cantados na Umbanda são em português, falando geralmente de características, feitos ou qualidades da entidade ou do Orixá, para ajudar os que estão no trabalho a mentalizarem e trazerem este para perto de si no momento do culto.
Cada casa de Umbanda tem seus pontos para as mais diversas situações. Principalmente porque cada casa é regida por um Guia Chefe diferente, e geralmente é esse quem determina quais são os pontos que podem ou não ser cantados nos trabalhos.
O papel dos atabaquistas é trazer (por vezes até compondo), puxar os pontos e tocar o atabaque de acordo com o ritmo do mesmo. Cantando pontos que vão ajudar o trabalho de acordo com a necessidade do Pai de Santo ou do Guia Chefe que estiver liderando o momento.
Já o papel dos médiuns da sala é auxiliar os atabaquistas cantando e vibrando com palmas, para que a energia se espalhe por todos os presentes, formando assim a Gira.
Atabaquistas ou médiuns de sala, a obrigação de todos da casa é saber o ponto principal de cada linha (geralmente ponto do Guia Chefe), e cada ritual (abertura, defumação, bate cabeça, cura, chamada e despedida de entidades e Orixás, fechamento, batizado, amaci etc).
Antes de se iniciar algum ponto, é preciso preparar a vibração. E isso se faz com a saudação da linha ou ritual que irá se iniciar.
Geralmente a saudação segue o padrão de chamar o nome do que irá se fazer ou quem irá se chamar, seguido da palavra chave que caracteriza aquela linha ou ritual.
Por exemplo:
- Salve a Bahia (Quem puxa)
- Getruá Bahia (Os que seguem)
É importante quem for puxar um ponto em ter sempre em mente que a saudação é fundamental até por uma questão de puxar a atenção dos que devem seguir, e especialmente respeito a quem vai ser saudado.
A saudação, entretanto, não se faz necessária entre um ponto e outro. A menos que haja uma pausa no trabalho e a energia tenha que ser puxada novamente. Do contrário uma vez é suficiente.

Dentre as saudações na Umbanda (e no caso desse texto, especialmente no Templo de Umbanda Caboclo Flecheiro e Baiano Zé Pinga), temos as seguintes para cada linha, e seus respectivos significados quando se aplicarem: 

Orixás
ORIXÁ
SAUDAÇÃO
SIGNIFICADO
Oxalá
Oxalá Meu Pai
Admiração pela honrosa presença
Oxossi
Okê Arô
Salve o Grande Caçador
Oxum
Aie iê Oxum
Salve a Senhora da Bondade
Ogum
Ogunhê Meu Pai
Brado de quem tem força
Iemanjá
Odocyara
Amada Senhora das Águas
Xangô
Kaô Kabecile
Venham admirar o Rei
Iansã
Epa hey Oyá
Salve a mãe dos nove espaços de Orum
Nanã
Saluba Nanã
Salve Senhora Mãe de Todas as Mães
Obaluaê
Atotô
Silêncio, ELE está entre nós

Linhas de Entidades:
LINHA
SAUDAÇÃO
Caboclos
Okê Caboclo
Pretos Velhos
Adorei as Almas Santas
Ibejis (Cosme)
Oni Ibejada
Erês (Malandrinhos)
Aramim Erê
Ciganos
Salve o Povo do Oriente
Boiadeiro
Getruá Boiadeiro
Baianos
Getruá Bahia
Marinheiros
Salve a Marinha
Malandros
Saravá a Malandragem
Esquerda
Laroyê
Cangaceiros
Salve o Cangaço
Pajés
Zum Zum Pinguelim
Sereias
Salve Janaína
*Lembrando que essas são saudações feitas na nossa casa. A umbanda é repleta de diversidade, portanto é muito pretencioso falar que o diferente do seu é errado!

Ligado aos pontos e saudações, temos as danças características de cada Orixá. Que apesar de não serem tão regradas e ricas em detalhes nos movimentos como no Candomblé, são de extrema importância.
Isso porque a mistura dos três componentes: saudação-ponto-dança é a principal causa de atração dos Orixás e Entidades.
Ao nos mover cantar e saudar, nos condicionamos a mentalizar aquele que virá, e isso com certeza o trará com muito mais força.
É de praxe quando saudarmos um Orixá que rege a nossa coroa ou nos aproximarmos de uma entidade, cruzarmos o chão e nossos chacras. Esse gesto é uma ligação de saudação, ponto e movimento. Além de precioso respeito e amor aos que nos guiam.
Ao dançar para o Santo, não se deve ter outra coisa em mente a não ser os pedidos de luz, força e orientação. Seja para vida, ou para os trabalhos que se está prestes a conduzir ou auxiliar.
Por isso é de suma importância a participação de todo o corpo mediúnico na abertura, vibrando na mesma intensidade do início ao fim. Pois vai garantir que o trabalho tenha força e que as pessoas que dele participaram (incluindo você) sintam essa força.
Na impossibilidade de dançar, participe da vibração batendo palmas. O importante é colocar a sua força no ritual pois ela age em efeito boomerang. Vai vibrar nos demais, e retornar para você potencializada.
Por isso durante os trabalhos é muito importante buscar pensamentos bons, pois a nossa vibração vai emanar com a força desses pensamentos, e podemos quebrar uma corrente de força prejudicando a nós e a um irmão que esteja mais frágil naquele momento.
É muito importante lembrar que pensamentos bons atraem coisas boas, assim como os ruins não farão diferente... irão atrair energias ruins.
Portanto saúde, cante e dance buscando sempre o melhor, por mais difícil que a vida esteja. Pois esse é o segredo que vai trazer a melhoria para todos os males.
Salve a força, Saravá!
                                                        

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